Militarismo na Moda - Garotas Enxaqueca

A história da moda continua e o militarismo da segunda guerra mundial agora é tendência!

Vocês lembram do post sobre a saia midi? Pois então, tudo começou lá, na época da primeira guerra mundial e se consolidou nos anos 40. Como já contei no post da saia midi, nada foi por acaso nesse período de guerras a mulher começou a deixar os ornamentos e supérfluos nas vestimentas de lado e dar vez às linhas retas e simples. Tudo para entrar no universo de trabalho que até então era um universo bem masculino. Com o militarismo não foi diferente.

Militarismo na Moda - Garotas Enxaqueca

A moda reflete muito a personalidade de quem a consome, mas também conta muito a história de cada época. Na Segunda Guerra Mundial o uniforme militar se torna referência não só entre os soldados mas também todos aqueles que, de alguma forma, estavam envolvidos nela, então mulheres que passaram a trabalhar na guerra como enfermeiras e afins, tiveram o uniforme de soldado adaptado para seu corpo, com curvas e estruturas mais femininas.

A Segunda Guerra Mundial começou a Europa em 39 e teve um grande racionamento de comida, matéria prima e tecido, imposto pelo governo. Conto mais sobre isso nesse post. Mas a moda sobreviveu e trouxe muita bagagem desses tempos difíceis com ela.

O estilo militar da época

No final dos anos 30 o estilo militar [peças retas e ombros quadrados] se manteve até o final dos conflitos em 1945. Esse estilo dava um ar mais sério e pesado nas mulheres. Com toda a escassez de tecidos, a mulher teve que reformar as suas roupas utilizando materiais alternativos e fibras sintéticas, o que continuou sendo praticado após a guerra por pessoas que queriam estar na moda mas não tinham um capital pra isso.

 

Militarismo na Moda - Garotas Enxaqueca

 

  • Casaco militar | Fearless
  • Saia lápis | Riachuelo
  • Regata | Não sei

A tendência do militarismo hoje

Mas afinal, essa tendência do militarismo hoje é o que? Com a moda mudando sempre, se atualizando e misturando estilos e histórias, a tendência hoje do militarismo foca em blazers estruturados, coturnos, coletes, abotoamento duplo, alfaiataria, bolsos frontais, peças verde oliva, cáqui, cinza. Enfim!

De todas as tendências essa é que mais me chama a atenção por ter cores e peças que eu considero chaves no meu closet. A tendência é fácil de usar, combinar e adaptar ao estilo.

Quem gostou da história compartilha pro mundo saber!

Comentários

Administradora por formação, blogueira por amor e metida a web designer por economia.

2 thoughts on “O militarismo na segunda guerra mundial”

Deixe uma resposta