Consumo Consciente

Vamos falar sobre consumo consciente? Reforçar esse assunto nunca é demais né : B

É importante antes de mais nada, entender que o consumo consciente é diferente de não consumir. Pelo contrário, é criar bom senso no que se compra.O consumo consciente levanta algumas questões importantes na hora da compra. Vou te contar e explicar tudo!

Por que eu estou comprando?

Você precisa ou você quer? Saber entender qual é a sua necessidade na hora da compra é importante principalmente pra não gastar com algo que não está no seu orçamento ou que está no impulso para comprar. Evite aquele fast fashion quando não tiver um propósito pra uma peça de roupa ou quando são baratas e descartáveis. O fast fashion não é proibido, mas prefira marcas que ofereçam mais qualidade e você saiba de onde veio a produção. Mais vale 1 peça um pouco mais cara que dure anos do que 5 peças pelo mesmo valor que dure 4 meses. Faça seu dinheiro valer a pena 🙂

Qual a origem do produto?

Isso envolve alguns outros questionamentos. Como a empresa produz? Quais recursos ela utiliza? Como a empresa e seus empregados trabalham? Além da questão financeira, o consumo consciente também aborda a questão social e qualidade do produto. Aposte em um brechó ou em uma empresa que oferece aos empregados boas condições de trabalho e aos consumidores boa qualidade e duração nas peças, esses são os nossos queridinhos.

Como Usar?

Medir quantas vezes vai utilizar aquela peça de roupa e quantas possibilidades de look dá pra fazer com ela é indispensável na hora da compra. Busque sempre comprar peças que sabe que utilizará por muitos anos e que você conseguirá criar pelo menos 5 combinações diferentes com ela. E sim, dá para ficar na moda sendo consciente! Invista em peças que você vai continuar usando mesmo se não for mais tendência, mas acima de tudo, faça do seu estilo a sua tendência!

Como descartar?

Enjoou da peça que comprou no outono do ano passado? Não jogue fora! Doe, troque, venda em sites online, brechós, em grupos de garimpo ou até fazendo um bazar entre amigas. Compartilhe o seu armário e repasse essa peça para alguém que queira renovar o guarda roupa de uma forma sustentável, o nosso meio ambiente agradece demais!

Ser consciente na hora de comprar roupas é mais fácil do que imaginamos. Antes de comprar, a dica é rever todas as peças que você tem, se desfazer do que não quer mais, conhecer melhor seu guarda roupa e seu estilo. Crie combinações diferentes com todas as peças que ficaram, customize.

No blog já dei várias dicas de consumo consciente e detox do closet. Confere também!

Vamos incentivar o consumo consciente e inventar moda todo mundo junto!

Beijos ❤

Administradora por formação, blogueira por amor e metida a web designer por economia.

Comentários

2 thoughts on “O consumo consciente tá na moda”

Deixe uma resposta