Moda e Sustentabilidade

A moda e sustentabilidade pra ler

Eu amo ler, principalmente quando é algo relacionado à história ou aprendizado. Pensando nisso, já que falo tanto sobre moda sendo consumida de uma forma consciente, decidi trazer pra vocês alguns livros que com certeza irão agregar no conhecimento e entendimento. Precisamos buscar cada vez mais juntar a moda e sustentabilidade na nossa vida.

Independente de ser um profissional inserido na moda ou não, esses livros são também pra consumidores que querem entender como a industria funciona e poder disseminar esse conhecimento 🙂

1. Moda sustentável – Um guia prático (2015)

Autora: Alison Gwilt

Publicado pela editora GG Brasil, desde a busca pela empatia na criação e no uso de materiais até a modelagem com zero resíduo das técnicas de revalorização, este livro lista os impactos socioambientais relacionados ao ciclo de vida dos produtos e analisa, com foco extremamente prático, as estratégias que os estilistas de moda podem adotar para avaliá-los durante o processo de criação. O é ilustrado com muitas fotografias e desenhos e conta com exemplos e casos práticos extraídos das marcas de produtos de moda que já se tornaram referência em âmbito internacional.

2. Moda com propósito – Manifesto pela Grande Virada (2016)

Autor: André Carvalhal

O livro nos mostra como é necessário entender valores como sustentabilidade, comércio justo, consciência social e cultural pra ser capaz de inovar e empreender com sucesso. Assim como é preciso aprender a viver com menos, pensar nas consequências de se buscar sempre o mais barato e refletir no impacto social de cada ação — e isso vale também para os consumidores.

3. ReFashioned: Cutting-Edge Clothing from Upcycled Materials (2013)

Autora: Sass Brown

Upcycling é uma prática de design inovadora e em ascensão na indústria da moda e acessórios. O livro mostra 46 designers emergentes que trabalham com material reciclado e peças descartadas. Claro que o resultado não poderia ser outro além de criativo e lindo e a matéria prima usada em cada peça é surreal.

4. Overdressed: The Shockingly High Cost of Cheap Fashion (2012)

Autora: Elizabeth L. Cline

O livro mostra uma investigação de Cline sobre a natureza da festa fashion. Mostrando como funciona a cadeia de moda barata e a obsessão que temos com barganhas. Cline faz visitas em fábricas têxteis na China e Bangladesh e faz análises sobre o impacto disso nas importações desses países. O livro possui informações que podem ser chocantes, mas a intenção do livro é realmente poder chamar a atenção pra esses problemas.

5. Green is the New Black: How to Change the World with Style (2008)

Autora: Tamsin Blanchard

Já pararam pra pensar que além dos impactos sociais, o descuido na hora da compra também pode influenciar o ambiente e o clima do mundo todo? Pois é, nesse livro a autora traz questões sobre como é importante praticar uma moda ética, sustentável e consciente.

Se você gosta de assuntos relacionados à consumo consciente, acessa aqui que tem vários outros posts sobre isso : )

Beijos ❤

Administradora por formação, blogueira por amor e metida a web designer por economia.

Comentários

3 thoughts on “5 livros de moda e sustentabilidade pra ler”

  1. Que demais Cah! E para quem tá começando tem alguma sequência? Qual seria melhor? Super me interessei, adorei esse post!! ☺️

Deixe uma resposta