saia midi

Você tem alguma peça favorita que compra de vários tipos, estampas e cores?

A minha peça do amor é a saia midi. O amor começou com a saia lápis e godê. Há muuuuuuito tempo atrás eu já adorava a saia midi principalmente porque não mostrava tanto minha perna, então isso me ajudava muito na época que tinha vergonha de mostrar as pernitchas. O midi já é uma paixão antiga, como sou apaixonada pela moda dos anos 60, os estilos godê e evasê eram o meu sonho de consumo.

Como era muito difícil encontrar essa peça nas lojas, era uma ou outra perdida em lojas alternativas e muitas vezes, da-lhe procurar costureira pra isso.

Saia Midi virou tendência

Depois da saia lápis, o midi voltou a ser tendência e começou a aparecer no mercado os outros tipos e já desejei mil de cada. Confesso que o único estilo que eu não uso é a enviesada, não me chama a atenção e não tem nada a ver comigo, mas é tudo questão de estilo né mores? Mas vamos aos estilos e quero que me digam qual vocês mais gostam.

Plissada

saia midi plissada

Vocês já viram várias vezes essa saia por aqui né? Hahaha overlook com essa midi porque eu aaaaamo essa saia! Dá pra combinar com tantas peças legais e fazer tanta combinação. Puro amor pela saia, e foi um achado muito na cagada.

A saia plissada tem como característica parecer uma sanfona, o comprimento é todo com dobras e dá um movimento bem leve e solto na peça. Esse tipo de saia dá mais volume pro quadril, então quem tem quadril estreito, arrasa nas peças com cintura bem marcada ou até um cinto de outra cor pra marcar bem e deixar ela fazer o trabalho do volume. Quem tem quadril largo e quer disfarçar, o legal é usar as plissadas de corte reto e não em formato “A”.

Evasêsaia midi evasê

O estilo evasê às vezes é confundido com o godê, mas vamos desmistificar de uma vez por todas essa treta. A evasê também é conhecida como corte em “A”. É aquela que marca bem a cintura e aos poucos vai abrindo, formando a letra “A” (dã) no recorte. A evasê também marca bem a cintura e dá volume no quadril e na bunda. A que eu tô usando na foto tem duas pregas que dão mais movimento pra saia. Como eu não quis dar muita atenção no quadril, usei uma ~brusinha~ mais soltinha. Mas se você quiser deixar mais marcada, é só colocar uma ~businha~ mais justa.

Godê

saia midi godê lady fofa
Foto: Lady Fofa

Esse tipo de saia tá na minha wish list há uma eternidade, mas nunca achei uma pra chamar de minha. Mandar fazer é uma possibilidade grande, mas no momento me sinto muito preguiçosa pra isso, então trouxe a foto de nada mais, nada menos do que, Lady Fofa. A Carol é a queen da saia midi a arrasa sempre nas combinações.

A saia godê ao contrário da evasê é cortada em círculo, isso mesmo! Dois lados que juntos formam um círculo. Há uns 5 anos atrás eu comecei a fazer uma godê curta pra mim e nunca terminei. Hahaha. Não habemus focus pra finalizar isso. D: Enfim… Por conta desse corte, na hora de costurar ela já cria essa onda que parecem preguinhas, e a barra fica parecendo um formato de babado. A saia godê também dá bastante volume no quadril e bunda. Se você tem o ombro mais largo que o quadril, esse estilo vai te ajudar muito a equilibrar!

Enviesada

saia midi enviesada
Foto: Pinterest

A saia enviesada é uma mistura da lápis com o godê, tudo junto e misturado. Hahahaha Ela é bem justinha e na barra dela o recorte dá esse detalhe em godê que dá movimento no look.

É o modelo que eu menos gosto e não penso em usar, não tem nada a ver com o meu estilo, mas confesso que dá um jeitão tão glamour no look. Executiva poderosa e maravilhosa. Assim como a lápis, esse modelo evidencia a barriga. Nesse caso uma ~brusinha~ muito soltinha vai deixar uma briga pau a pau com a barra, então usar uma ~brusinha~ menos larga mas um pouco mais longa, amarra um nózinho do lado e fe-show!

Lápis

saia midi lápis

Saia lápis é meu amorzíneo desde sempre. O corte dessa saia é o inverso da evasê. Do comprimento da coxa até a barra ela vai afunilando. Tem a característica bem justinha e de cós alto, muito usado por mulheres da marinha e exército desde 1900 e lá vai bolinha. Pelo fato de ser justa a saia valoriza bastante as coxas, pernas e cintura, mas também sobressai a barriga, então pra dar um perdido caso não queira que a barriga fique evidenciada, é só usar uma ~brusinha~ mais larguinha com a frente pra dentro ou também fazer um nó. Isso vai fazer o look ficar bem descolado e você confortável na hora de usar a saia 😀

Reta

saia midi reta

O comprimento da saia midi reta se mantém do mesmo tamanho da cintura até a barra. Esse tipo é o mais democrático porque acompanha exatamente o desenho do corpo. Eu por exemplo, tenho o quadril largo, então a saia desenha meu quadril e segue reta até embaixo. Já se você tem o quadril mais estreito, a saia vai se manter no desenho do seu corpo, não desvalorizando nada.

Se você não tiver muita cintura, o legal é combinar esse  tipo de saia com uma peça bem acinturada. Um blazer, corpete (por que não?), cintos bem na cintura, etc.

Considerações finais
  1. Li em vários lugares sobre cada tipo de saia e pra qual tipo físico não é recomendado. Acredito que todas as peças são adaptáveis e fui atrás de possibilidades de combinações pra todos os tipos físicos. Sou da opinião que todo mundo usa o que quiser. Cada um se sente valorizado de uma forma muito pessoal.
  2. Acredito também que se conhecer e entender qual peça valoriza mais pode fazer uma mulher se sentir mais poderosa na hora de se vestir. É todo um conjunto de auto conhecimento e segurança em si. Né?
  3. De todas as peças, a saia reta é a única que tem cor. Preciso comprar saias mais coloridas e estampadas.

Me contem qual tipo de saia vocês mais gostaram!

Beijos 

Comentários

Administradora por formação, blogueira por amor e metida a web designer por economia.

3 thoughts on “A saia midi foi favoritada com sucesso”

  1. Seus posts sempre são inspiradores!!!!
    Eu acho maravilhoso saia midi mas confesso que sempre fico na dúvida de como usar, e acho q não combina muito comigo rsrs 🙂
    Amei ver a lady por aqui!!!! Vcs arrasaram.. bjooooos

Deixe uma resposta