Japonismo tá sendo muito falado como tendência 2017.

Mas você sabe exatamente o que o Japonismo significa?

Ao contrário do que muita gente acha ~e até fala~ o japonismo não é uma tendência inspirada no Japão. Esqueça a associação do japonismo com os kimonos e as estampas florais com fundo preto. – purfa 

Obviamente o movimento tem muita influência na característica artística das obras japonesas nas estampas, além da ideia desse movimento ter começado lá. Mas o propósito do japonismo não é fazer todo mundo se vestir de ~Japão~ e sair nas ruas. Até porque, a moda em várias partes do Japão é surreal e não tem nada a ver com florais e kimonos. Sem estereótipos, ok?

~Beleza Cáh, mas o que é esse Japonismo então?~. Calma que vou explicar!

O Movimento

O JAPONISMO foi criado na década de 80. Sabe aquela moda dessa década, com muita calça legging por baixo do shorts, cropped, vestidos beeem acinturados e saias lápis que desenham super bem nosso corpo e ficam coladinhas? Então, não é isso. Hahahaha. O japonismo é o oposto dessas definições.

Nos anos 80, estilistas japoneses, com os principais representantes, Yohji Yamamoto, Rei Kawakubo e Issey Miyake, criaram o movimento chamado JAPONISMO. Esse movimento consiste em peças mais fresh, unisex, que valorizam muito mais o design das peças do que o corpo em si e por que não dizer, bem conceitual. As peças chegaram carregadas de cores básicas, principalmente preto. Com um design mais robusto que apagava as linhas do corpo e criava uma outra silhueta. Tanto nos estilos mais “retos”, quanto nos com a cintura em evidência, que no caso, era um design inspirado nos kimonos de artes marciais, com aquela faixa mais grossinha que pega desde a cintura até o quadril, sabe?

A diferença do japonismo da década de 80 pra hoje? O design e os tecidos são mais leves, mais contemporâneos, mais estampados e com mais cores. Principalmente com as características artísticas que falei ali em cima, que cá entre nós, são apenas maravilhosas!

O que eu achei da tendência

Sou apaixonada por esse estilo de roupa mais “quadrado”, sem marcações ou muito apertadas e já quero muito mais peças assim no meu closet. Mas confesso que até pouco tempo atrás, (cerca de 2 anos), eu não curtia roupas soltinhas porque achava que não ficava bom em mim, por ser muito magra. Quando resolvi experimentar, foi amor à 151341351364 vista. Hahahahaha

Então meu conselho é:

Experimente, veja se isso tem mesmo a ver com o teu estilo e pense se vai usar daqui algum tempo. Tendência passa e eu compraria mais peças nesse estilo porque sei que não deixaria de usar mesmo depois da tendência passar. Então mude o olhar de ~mas é tendência!~ pra ~eu vou mesmo usar isso? tem a ver comigo?~. Combinado?

Me contem nos comentários o que acharam dessa tendência e se usariam!

Beijos ❤

Comentários

Administradora por formação, blogueira por amor e metida a web designer por economia.

2 thoughts on “Você sabe o que é o Japonismo?”

  1. Ai que burra da zero pra mim, não manjo nada de moda amiga hahaha Japonismo pra mim tinha a ver com japonas uHAUAHUAHUAHAUH sim, e que aula você me deu aqui! Já adorei saber um pouco mais de onde veio e quais as influencias! Não sou muito adepta a peças larguinhas, vez ou outra eu gosto, mas gosto mesmo de marcar cintura. hahaha beijooo

Deixe uma resposta