O que é um armário cápsula?

A ideia de um armário cápsula consiste em uma coleção de poucos itens essenciais de roupas que não se tornam obsoletos com a mudança das tendências de moda. É um método onde você limita suas roupas à um número x para usar durante uma temporada, onde você usará apenas aquele número de roupas. Sem comprar nenhuma peça nova, apenas variando as combinações entre as peças do armário cápsula.

Aqui no blog eu criei um desafio limitando meu armário para 14 peças durante 30 dias, um mini armário cápsula. Confesso que achei que não iria gostar muito disso, mas no final, descobri que foi muito bom pra mim em relação à economia e criatividade.

Redescobri algumas peças com novos jeitos de usá-las, vale muito a pena! 🙂

Você pode ver todos os looks do desafio aqui. 😉

Como montar um armário cápsula?

Você pode criar um armário cápsula de várias formas, mas é importante que você escolha aquelas peças chave e que você gosta. Crie um limite entre 15,30 ou 45 peças, incluindo sapatos, bolsas, etc.

Vou deixar aqui algumas dicas de como você pode escolher da melhor forma as roupas farão parte do seu armário:

Crie um esquema de cores

Se você gosta de cores mais neutras é mais fácil de separar essas peças, pois todas acabam combinando entre si. Se você gosta de looks coloridos não esqueça de intercalar entre cores quentes e frias, bem coloridas e neutras, pra que toda combinação dê certo.

Escolha peças de qualidade

Como falamos muito sobre consumo consciente, é importante que você tenha peças de qualidade e que durem 3-6 meses, mesmo depois de bastante uso. Pagar barato em roupas é bom, mas quando são de qualidade.

Escolha peças chave

Eu não sou adepta ao armário cápsula com peças padrões ou clássicas. Gosto de criar looks diferentes e mais “ousados” ~uhhhhh~. Então se você gosta de peças menos clássicas, escolha bem as combinações. Misture com peças um pouco mais clássicas pra poder criar uma harmonia entre as combinações. Isso com certeza vai criar um quadro grande de looks que você poderá criar.

Conheça seu estilo

Conhecendo seu estilo você vai conseguir separar aquelas peças que combinam com você e com o seu dia a dia. Se o seu estilo é mais minimalista e confortável não vale a pena compôr o armário com roupas que podem não te dar esse conforto.

Com essas dicas eu tenho certeza que seu armário cápsula dará certo, vale a pena tentar.

Espero que tenham gostado e se criarem um armário cápsula me contem como foi a experiência!

Comentários

Administradora por formação, blogueira por amor e metida a web designer por economia.

14 thoughts on “O que é e como montar um armário-cápsula?”

  1. Eu achei que você arrasou nas combinações e super aproveitou as peças, Cah! Eu acho que eu não teria tanta facilidade…nunca teria a criatividade de usar aquele vestidinho como blusinha! hahaha

  2. Admito que ja pensei algumas vezes em me dar um desafio assim, mas não sei se tenho coragem hahahaha adoro variedades, principalmente no inverno, varios casacos hahaha mas quem sabe não crio esse projeto pro blog em um futuro proximo, as dicas eu ja tenho! 😉 Beeeijooo

  3. Eu acho isso uma evolução na vida do ser! Sério! Eu não sei se consigo… mas parando pra pensar, nós acabamos usando as mesmas roupas no dia a dia… mas eu gosto de pensar que tenho que fazer o exercicio de usar todas as roupas do meu guarda roupa hahaha
    Então não sei se adereria ao armário cápsula assim… talvez em uma época, tipo durante intercâmbio, isso eu fiz hAHIUA

  4. Carol, morro de vontade de ter montar um armario capsula. Tenho varias dessas peças versateis que combinam entre si, porém, tenho tantas outras que fico com dó de deixar de escanteio sabe… hehe
    O que tenho feito é abusar mais do poder de versatilidade de algumas peças e deixo elas mais na mão. Quem sabe um dia adoto ele de vez. Ah, outra coisa que lendo seu post me fez lembrar, o armario capsula é perfeito pra facilitar nossa vida em viagens tb. Quando nao podemos levar muitas peças e temos que levar o essencial que se combine. 🙂

    Adorei seu post.

    Bjoks

  5. Rafa! Aconteceu isso comigo também, sempre bate uma dor no coração de não usar algumas peças que estão fora do armário cápsula, mas isso é uma coisa boa, fazendo essa seleção você também percebe as peças que você realmente usa e sente falta e aquelas que você nem lembra e pode doar.
    E o armário cápsula facilita muito na viagem mesmo! Vale a pena tentar e descobrir novas formas de uso pras roupas <3

  6. Os armários-cápsula estão sendo suuuuper falados e eu tô doida pra tomar coragem e fazer isso também.
    Pelo menos tentar diminuir o número de peças aqui no meu quarto e aproveitar melhor minhas roupas.
    Ameiii!

Deixe uma resposta