“O que é? Onde vive?  Do que se alimenta?”.

Oi gente, tudo bem? Hoje trouxe um assunto que pouca gente conhece mas que todos deveriam saber da existência: SLOW FASHION.

Slow fashion é um movimento de moda sustentável, que busca ser o oposto da produção em massa e foi inspirado no movimento slow food. Esse movimento junto com o consumo consciente nos incentiva a ter um olhar mais abrangente e por que não crítico à tudo o que consumimos não só em relação ao preço mas também a forma como foi produzido, a utilização e o descarte.

Assim como existe o slow fashion, também temos o fast fashion, mais conhecida como “produção em massa”, em outras palavras: preços baixos e várias coleções fashion o ano todo.

Infelizmente empresas de produção em massa hoje são as principais distribuidoras de roupas, bem poucas se preocupam em investir na moda sustentável e o principal foco é o consumo consciente, ou seja, você não é proibido de comprar na loja de departamento que gosta, mas pode diminuir esse consumo. Como? Vou contar tudo aqui no blog e você vai poder acompanhar pela tag slowfashion o/

Pra não deixar o post só com esse bate-papo, vou deixar aqui algumas dicas bem simplificadas do que você pode começar a fazer pra contribuir desde já.

1. Consuma de forma diferente. Faça uma limpa no seu guarda-roupa, doe, venda, restaure ou troque peças com outras pessoas.

2. Resista a todos os preços baixos e promoções. Antes de comprar qualquer coisa, pense se realmente precisa. Dê alguns dias pra você pensar. Se continuar querendo aquilo, volte e compre. (se estiver dentro do seu orçamento).

3. Conheça a peça e se conheça antes de bater o martelo. A qualidade é boa? Vai durar ou é descartável? Eu vou usar isso daqui 6 meses?

Eu comecei a me inserir nesse mundo slow fashion faz pouco menos de 6 meses então quero continuar dividindo experiências e aprendendo com as experiências de vocês.

Não quero bad vibes aqui no blog, mas acho muito importante, pra quem se interessar, assistir esse reality onde 3 blogueiros de moda trabalham, vivem e interagem durante 30 dias com pessoas que trabalham na linha de produção fast fashion em Camboja.

Espero muito que tenham gostado

E me contem o que acharam 🙂

Comentários

Administradora por formação, blogueira por amor e metida a web designer por economia.

2 thoughts on “O que é slow fashion?”

Deixe uma resposta