Eu contei nesse bate-papo que ano passado decidi fazer um detox em todas as coisas do meu quarto, isso inclui roupas, acessórios, móveis e as pilhas de papéis.
Eu nunca joguei tanto papel fora na minha vida. Coisas da faculdade, outros desnecessários, enfim, mas também separei alguns papéis que seriam importantes pra mim e nessa brincadeira, ainda precisei guardar muita coisa.
Esse tema foi sugerido aqui no blog e achei legal porque estou passando por esse momento de arrumação, então quero compartilhar tudo o que me ajudou e ainda tá me ajudando.
Esse momento é o mais difícil em alguns casos. Eu particularmente separei a papelada em três “temas”: trabalho, estudos e contas e por mês.

Guardei contratos, holerites de 4 meses e só! (de todos os trabalhos)
Deixei apenas anotações que achei importantes e que sei que vou precisar mais pra frente. Xerox de livros foi tudo pro lixo.
Guardei as contas de 6 meses, então todo mês eu jogo 1 mês de conta fora. Vale lembrar que são contas básicas. Contas de luz, aluguel etc, é bom guardar por muito mais tempo.
Bom, depois de separar tudo é só guardar e trouxe algumas ideias legais pra deixar tudo organizado e, seguindo a regrinha de 5’s, recomendo colocar etiqueta em tudo pra sinalizar o que corresponde cada caixa ou pasta.

Uma dica pra organizar os papéis é comprar uma caixa pra pasta suspensa ou pastas com divisórias. Na foto a caixa é separada por mês, mas você pode separar por categorias, como aquelas três que falei ali em cima 🙂
Se você for usar pastas com divisórias é importante ter um lugar pra deixar todas essas pastas organizadas. Aqui no blog tem um DIY muito legal que você pode usar como organizador dessas pastas ou até dos papéis.

Outra dica é ter um gaveteiro. Você pode optar por um móvel gaveteiro e deixar do lado do seu cantinho de estudos ou trabalho ou pode fazer igual a imagem com um suporte de roupas suspenso e colocar gaveteiros de acrílico dentro

Ficou fácil manter tudo em ordem assim né? Se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão, é só deixar aqui nos comentários!
Espero que tenham gostado 🙂

Comentários

Administradora por formação, blogueira por amor e metida a web designer por economia.

Deixe uma resposta