A sigla pH significa Potencial Hidrogeniônico e sua função é determinar dentro de uma escala de 0 a 14 se um meio é ácido ou alcalino. Sendo de 0 a 6.9 ácido, 7 neutro e 7.1 a 14 alcalino ou básico.
E tem tudo a ver com os nossos cabelos pois entendendo como funciona você pode achar a solução pra ter um cabelo saudável.
O pH do cabelo é em torno de de 5, ou seja, é ácido. Dessa forma, os produtos com pH ácido vão selar as cutículas dos fios, vão manter o cabelo hidratado por mais tempo.
Já os produtos com pH alcalino vão fazer com que as cutículas do cabelo fiquem abertas e assim não conseguem segurar a hidratação fazendo com o que o cabelo fique poroso.
O nível ideal está entre 4,5 à 5,8, então para o cabelo ficar saudável o pH precisa ser ácido.

Como descobrir o pH do cabelo?
Para descobrir como está o pH do nosso cabelo é preciso somar o pH do cabelo mais o do produto que vai ser usado e dividir por dois.
Por exemplo, uma cabelo com pH normal 5 que usa um shampo com pH 6.8, você faz a seguinte conta:
5 + 6,8= 11,8
11,8 / 2 = 5,9
5,9 é o pH do seu cabelo após usar o shampoo
Ok, mas se logo após você usa um condicionador com pH 4 como fica?? Aí você faz praticamente a mesma coisa, mas soma o resultado pH do seu cabelo com o pH do condicionador e divide por dois.
5,9 + 4 = 9,9
9,9 / 2 = 4,95
Com 4,95 o cabelo está saudável!
Produtos e níveis de pH

Quando o nível do pH não vem indicado no produto, para saber é preciso comprar fitas medidoras de pH em distribuidoras de produtos químicos ou em lojas de produtos para piscina.
Abaixo tem uma listinha dos tipos de produtos e a média dos pH’s:
Shampoos hidratantes: pH 4,0 a 6.0
Shampoos Anti-resíduos e anticaspa: pH 6,5 a 8.0
Shampoo Infantil: pH 7 (neutro)
Shampoo Pós-química: pH 4,5 a 5,0
Condicionadores: pH 3,0 a 4,0
Descoloração: pH 10 a 13
Coloração: pH 8 a 10
Um shampoo com pH mais alto como os anti resíduos não quer dizer que não devemos usá-lo, aliás devemos sim, de preferência a cada 15 dias e antes de fazer hidratação pois como ele abre as cutículas a máscara penetra com mais facilidade.
Outra informação é que não devemos fazer uso contínuo de shampoos que tenham um pH muito ácido como 2,0 e 2,5 porque assim o cabelo não chega ao pH ideal, esses produtos são indicados para quando os cabelos estiverem muito danificados, ou seja, com pH bem alto. Mas o uso não deve ser diário.
Para medir o pH você vai precisar de Papel Indicador Universal, que vem com fitinhas que mudam de cor quando mergulhadas na solução. Quando a cor estiver definida é só comparar com a escala da caixinha.
Você pode comprar o Papel Indicador Universal em casas que vendem produtos químicos ou lojas que vendem produtos pra piscina.
Resumindo, entender o pH é muito importante para manter o cabelo bonito e saudável!!

Comentários

Administradora por formação, blogueira por amor e metida a web designer por economia.

6 thoughts on “entenda o que é e como funciona o pH dos cabelos”

  1. Nossa eu nunca parei pra pensar nisso, meu creme tem PH marcado, que é 3,0 e o meu shampoo é PH neutro, deu um PH 5 no meu cabelo, ainda bem que tá tudo ok então rsrs.
    Seguindo aqui.
    Beijos.

    divadebrecho.blogspot.com.br

  2. hahahaha é bem complicadinho mesmo!!

    Então, o pH do cabelo é equilibrado pelos shampoos/condicionadores, por isso eu sempre faço a conta com pH 5 mesmo. Depois que souber o pH dos produtos fica fácil saber se são os culpados… assim que souber é só corrigir o pH com outro produto e iniciar os tratamentos necessários. 🙂

    Obrigada pela visita Pamela!!! 🙂 Volte simmm

    Beijoss

Deixe uma resposta